Lockheed Martin Corporation

Releases

A Lockheed Martin Aircraft Argentina Lança O Primeiro AT-63 Pampa
O Avião de Baixo Custo, Para Treinamento Avançado e Ataque Leve está Pronto Para Testes em Terra; A Fase de Testes de Vôo está Projetada para Meados de 2005
PR Newswire
CORDOBA, Argentina

A Lockheed Martin Aircraft Argentina S.A. lançou ontem o primeiro avião a jato atualizado Pampa para treinamento, durante uma cerimônia formal. Este AT-63 Pampa é o demonstrador da nova configuração do Pampa, e está pronto para dar início à fase de testes em terra, o estágio necessário antes dos testes em vôo, o que se antecipa ter início em meados de 2005.

"Estamos orgulhosos com o lançamento de hoje deste avião fabricado para a Força Aérea Argentina", disse Alberto Buthet, Presidente da Lockheed Martin Aircraft Argentina. "O lançamento do Pampa destaca um ano de crescimento considerável para a nossa companhia, o qual incluiu novos contratos com outros países e companhias e um crescimento de 10 por cento na nossa equipe de funcionários".

O AT-63 Pampa é um avião de baixo custo, para treinamento avançado e ataque leve. É a nova versão do legendário IA-63 Pampa, originalmente construído em Córdoba. A nova geração do Pampa continua a oferecer a facilidade de manutenção e a estabilidade da estrutura da versão original, ao mesmo tempo em que apresenta uma estação de equipe atualizada e conjunto aero- eletrônico moderno, com uma arquitetura de barramento de dados com o padrão militar 1553B e sofisticados computadores de missão para oferecer maior confiabilidade no suporte à sistemas avançados de armas. Estas atualizações reduzem significativamente os custos de manutenção através da utilização de abordagem modular ao design do sistema.

O avião lançado ontem em Córdoba faz parte do programa Pampa, o qual foi reativado em fevereiro de 2004 com os dois contratos de cinco anos concedidos pelo governo argentino para a Lockheed Martin Aircraft Argentina. Os contratos incluem a atualização de 12 aviões existentes para a configuração AT-63 para a Força Aérea Argentina, e a fabricação de 12 jatos AT-63 Pampa, seis para a Força Aérea Argentina e os outros para vendas internacionais. Os contratos incluem também serviços de manutenção e de modificação para aviões, motores e acessórios para a frota da Força Aérea Argentina.

A Lockheed Martin Aircraft Argentina é uma importante líder da indústria na Província de Córdoba, com cerca de 1.000 funcionários. Além do seu trabalho para o governo da Argentina, a companhia assinou também outros importantes contratos em 2004 para fornecer serviços de manutenção para aviões, motores e ventiladores de companhias aéreas comerciais colombianas e bolivianas, e para fabricar peças de aviões para o Chile e para a Lockheed Martin USA.

Um dos mais importantes centros da indústria aeroespacial na América Latina, a Lockheed Martin Aircraft Argentina é um membro dos Centros de Logísticas e de Aviões Lockheed Martin (Lockheed Martin Aircraft & Logistics Centers). A Lockheed Martin é um líder global no design, fabricação e suporte de aviões militares. A companhia produz o F-16 Fighting Falcon, o F/A-22 Raptor e o F-35 Joint Strike Fighter.

Com sede corporativa em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin emprega cerca de 130.000 funcionários mundialmente e suas atividades incluem principalmente pesquisas, design, desenvolvimento, fabricação e integração de sistemas avançados de tecnologia, produtos e serviços.

Para informações adicionais, visite nosso Web site: http://www.lockheedmartin.com/.

First Call Analyst:

SOURCE: Lockheed Martin

CONTATO: David Jewell, Lockheed Martin, +1-864-422-6303,
david.m.jewell@lmco.com

Contato FCMN: wendy.a.owen@lmco.com